Reforma Política: Até mulheres criticam chapão misto para cargos Executivos

Duas entrevistadas disseram que o “exemplo de Dilma” prejudicou as mulheres Duas entrevistadas disseram que o “exemplo de Dilma” prejudicou as mulheres

A proposta do deputado Vicente Cândido (PT-SP) relator da Reforma Política, de que as chapas majoritárias à Presidência, governos estaduais e prefeituras deverão ser formadas por pelo menos uma mulher, além das críticas de diversos segmentos no país, também foi vista em Porto velho como uma cota a mais que não se justifica.

Segundo seu projeto, "Na composição das chapas de candidatos a presidente e vice-presidente, bem como de governador e vice-governador, será assegurada a participação de ambos os sexos", diz um dos artigos acrescentados pelo relator. O objetivo é garantir a permanência de pelo menos uma mulher nessas chapas”, incluindo “alternância de sexo nas duas vagas de suplentes de senadores”.

O AM foi ouvir o que imagina ser o principal interessado, o segmento feminino, hoje representando mais de 150% do eleitorado brasileiro, e, pelo visto, a ideia não foi bem recebida.

Duas mulheres, ambas afirmando terem votado na candidata Dilma Rousseff em 2010 e 2014, e outra que só votou em 2010, disseram em síntese que “o exemplo da Dilma acabou prejudicando a intenção política das mulheres”.

A que só votou uma vez em Dilma justificou mais: “A ideia que me passou no primeiro mandato é que sempre agia como se fosse monitorada pelo Lula e não por ser decisão dela mesma. Isso me fez não repetir o voto”.

Votar em mulher, conforme outras não é questão de sexo, mas de confiabilidade na proposta e verificação de que a candidata atende ao que o eleitor pretende. A prova disso, conforme disseram elas foram as votações das candidatas Mariana Carvalho e Marinha Raupp na eleição de 2014.

A mulher não precisa de cota. Temos competência e o que falta é o exemplo que precisa ser dado por mulheres e homens detentores de mandatos para que entremos na polícia – professora Michelle Lopes.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px