Projetos votado às pressas crias Gerências de Inspeção Animal

O Gipoa também dará sua contribuição à fiscalização da produção de ovos O Gipoa também dará sua contribuição à fiscalização da produção de ovos

Em sessão extraordinária na quinta-feira, 29, os deputados estaduais aprovaram, sem que a matéria passasse pelas comissões técnicas da Assembleia, dois projetos de lei, de interesse da Idaron, um que criou a Gerência de Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal (Gipoa), e outro que autoriza contratação de servidores temporários para prestar serviço junto ao Sistema de Inspeção Estadual (SIE).

A Gipoa será a responsável pela prévia inspeção e fiscalização dos produtos e subprodutos de origem animal produzidos no Estado e destinados ao consumo. O governo salientou em seu projeto que a inspeção higiênico-sanitária tem por objetivo fundamental a preservação da saúde pública, proporcionando à população o acesso a alimentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoonoses e de tóxiinfecções alimentares.

Pelo projeto, foram criados 15 cargos temporários, com salários de R$ 2.500,00, que serão selecionados através de processo seletivo simplificado, enquanto se prepara edital para realização de concurso público.

Os servidores contratados atuarão na inspeção da carne em pequenos frigoríficos, garantindo a sanidade animal e a qualidade do produto, permitindo a exportação para outros Estados.
Segundo os deputados, com a aprovação dos dois projetos, os produtos de Rondônia poderão ser comercializados em todo o Brasil, diferentemente dos selos municipais ou estaduais, cuja comercialização é apenas interna.

Conforme o entendimento dos parlamentares, com esses dois organismos na Idaron, os produtores poderão trabalhar sem o monopólio das grandes empresas, mandar seus produtos para o País inteiro e o retorno, com certeza, contribuirá com o desenvolvimento do setor e principalmente de Rondônia”, declarou Laerte Gomes.

A previsão é que o Gipoa não ficar restrito apenas à carne de gado, mas também atendendo outros produtos animais, inclusive ovos, beneficiando dessa forma outros segmentos do setor produtivo rural.

A aprovação de projetos de leis nos legislativos estadual e municipal sem que haja uma análise pelas comissões técnicas já tem dado problemas

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px