Rede Básica é prioritária diz secretário da Semusa

Orlando Ramires disse que o sistema de Saúde municipal precisa ser melhorado Orlando Ramires disse que o sistema de Saúde municipal precisa ser melhorado

A melhora da Rede Básica de saúde é uma prioridade da Prefeitura de Porto Velho na, explicou ontem o secretário da Semusa Orlando Ramires, daí que para melhorar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF), estão sendo implantadas algumas mudanças no setor com vistas de fortalecer a Atenção Básica, disse o secretário.

Para o secretário Orlando Ramires, o foco da prefeitura tem que ser a Atenção Básica e não com especialidades médicas como vinha ocorrendo. Essa mudança se faz necessária não só por causa dos serviços que estão sob a responsabilidade do município, dentro do sistema de saúde, mas também e principalmente, para otimizar a aplicação dos recursos do contribuinte, a fim de melhorar os serviços.

“Na partilha de responsabilidades, ficou para o município cuidar da Atenção Básica, então essa tem que ser a preocupação da prefeitura. E melhorar a Atenção Básica é importante também para desafogar a procura por atendimento nas UPAs que tem a incumbência de atender os casos de urgência e emergência. Mas se a Atenção Básica não funcionar as UPAs ficarão sempre sobrecarregadas”, afirmou.

Uma das ações anunciadas por Ramires vai transferir para a UPA de Jacy-Paraná o trabalho de atendimento da unidade de saúde do município, lembrando que o prédio precisa assumir a sua finalidade básica.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px