Programa Identidade Jovem é lançado em Cacoal

Coordenador estadual do Programa Identidade Jovem, Luiz Paulo Assumpção (Foto: Rogério Aderbal/G1) Coordenador estadual do Programa Identidade Jovem, Luiz Paulo Assumpção (Foto: Rogério Aderbal/G1)

O Programa Identidade Jovem, do Governo Federal, foi lançado na última segunda-feira, 10, em Cacoal. A iniciativa oferece benefícios a jovens de 15 a 29 anos, oriundos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Entre os benefícios estão o direito ao pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e o direito a descontos no valor das passagens interestaduais. No município, cerca de 4 mil jovens têm direito ao programa.

De acordo com o coordenador estadual do programa, Luiz Paulo Assumpção, para ter acesso aos benefícios, o jovem precisa apresentar o cartão ID Jovem, que é feito pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município.

“Para ser beneficiado pelo programa, o interessado tem que atender alguns requisitos, que é ter entre 15 a 29 anos, renda mensal familiar de até dois salários mínimos. Também precisa estar inscrito no CadÚnico. Se ele atender a todos esses requisitos, o Cras irá emitir a Identidade Jovem dele que é feita com o Número de Identificação Social (NIS), e que poderá ser utilizada em todo território nacional”, explica.

DIREITO
Em Cacoal, segundo Assumpção, quase 4 mil jovens têm direito ao benefício. “Em Rondônia existem aproximadamente 130 mil pessoas que encaixam ao programa. Já em Cacoal, segundo o levantamento feito no mês de abril há 3.977 jovens aptos ao benefício social”, revela.

Os interessados em participar do programa e que se enquadram dentro dos requisitos devem procurar o Cras, na Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) e realizar o cadastro.
A Semast está localizada no Centro de Formação Fiovo Camaione, na Rua Silvio Aparecido Pereira, nº 877, Bairro Teixeirão.
Informações também podem ser obtidas pelo telefone (69) 3907-4279. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30. O programa Identidade Jovem é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). (Informações: G1/RO)

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px