Quase todo o milho colhido na safrinha em Cerejeiras

Os municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Colorado do Oeste, Cabixi e Pimenteiras do Oeste estão em plena colheita de milho. Mais de 50% da safra já foi colhida. A produtividade do milho neste ano é boa na região de Cerejeiras, graças ao clima e às tecnologias aplicadas pelos agricultores nas lavouras.
O produtor João Balabam disse: “Apesar da queda na produção, estamos colhendo grãos de alta qualidade, o que compensa na hora da venda”.

O município de Cerejeiras conta com cerca de 30 mil hectares de área destinada ao milho safrinha. Somada em toda a região do entorno, são cerca de 100 mil hectares de área plantada de milho.

Jair Gollo, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras, relata que o preço do milho nesta safra não é muito animador, mas faz ressalvas: “Acredito que não é bom ter um preço muito alto, pois isso também pode prejudicar o consumo final. O preço do milho deve subir um pouco após essa colheita, para quem conseguir estocar a produção”.

O preço atual do milho em Cerejeiras gira em torno de R$ 20 a saca de 60 quilos.

“Estamos trabalhando para aumentar a produtividade sem ter que derrubar nem mais um hectare de mata”, disse o secretário estadual de agricultura, Evandro Padovani.

“Iniciamos a distribuição de calcário gratuitamente para os pequenos agricultores familiares, a partir de Vilhena, e vamos seguir até atendermos todo o Cone Sul. Queremos fechar o ano atendendo a todos os cinquenta e dois municípios de Rondônia”, acrescentou.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px