Correios já vende o “Selo do Samba”

O selo comemorativo lembra o primeiro samba brasileiro, o “Pelo Telefone” O selo comemorativo lembra o primeiro samba brasileiro, o “Pelo Telefone”

Aconteceu no último sábado (1º) à tarde o lançamento do bloco postal dos Correios com selo em homenagem ao centenário do samba, no Mercado Cultural de Porto Velho.

O evento foi uma parceria entre a diretoria regional dos Correios em Rondônia e a prefeitura municipal, por meio da Fundação Cultural de Porto Velho (FUNCULTURAL), com apoio da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia (FESEC) e do Projeto Samba Autoral.
A comemoração faz alusão à canção Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, considerado o primeiro samba gravado no Brasil, em 1917. Representantes das várias escolas de samba da cidade participaram do encontro, com alguns mestres sambistas sendo homenageados pelo cerimonial.

O diretor regional dos Correios, José Carlos Fosqueira, registrou em seu discurso a honra em lançar o selo e carimbo comemorativos aos cem anos do samba, “registrando na filatelia brasileira o centenário deste que é um dos maiores patrimônios culturais imateriais do nosso país”.
Ele lembrou ainda que o selo teve outros lançamentos realizados em apenas mais três cidades: Rio de Janeiro, Cuiabá e Ubá (MG) – “o que demonstra a importância de Porto Velho e Rondônia para a história do samba”, finalizou.

Fizeram as obliterações do selo os homenageados Waldemir Pinheiro (mestre Bainha), Antônio das Chagas Campos (mestre Cabeleira), Silvia Pinheiro e Ernesto Melo (Poeta da Cidade), além do presidente da FUNCULTURAL Ocampo Fernandes - que representou o prefeito Hildon Chaves -, todos conduzidos pelo diretor dos Correios.

Após o lançamento, a oração a Santa Bárbara marcou o início da 25ª edição do projeto Samba Autoral, com participação dos sambistas e casais de mestre-sala e porta bandeira das escolas filiadas da cidade. (Texto e foto/Correios)

Com valor facial de R$ 1,80, o selo do centenário do samba pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, no endereço https://www.correios.com.br/correios-online. A tiragem inicial é de 90 mil blocos.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px