IPERONPREV: Sistema vai tornar mais ágil a concessão de benefícios

A expectativa é que até o dia 1º de agosto o sistema esteja acessível a todos os órgãos. Quanto aos servidores públicos, a previsão é que até dezembro os serviços estejam disponíveis através do portal do contribuinte

O sistema é importante por possibilitar ao Iperon melhor controle da arrecadação individual dos servidores por secretarias, numa ação integrada dos três Poderes.

Pela primeira vez o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia (Iperon) terá um sistema próprio para a concessão de benefícios e outros serviços, de forma mais ágil, segura e confiável, que mesmo com a mudança de gestores não sofrerá alterações.

Trata-se do IperonPrev, que já é utilizado internamente no Iperon, e está em fase de testes para ser expandido até o fim do ano a todos os órgãos do estado, permitindo acesso também fora do ambiente de trabalho para os cerca de 54 mil servidores, que poderão simular a aposentadoria, efetuar agendamento pericial e emitir dare avulso de recolhimento previdenciário (aplicado aos servidores que estão de licença sem remuneração), entre outros serviços.

Para que o IperonPrev pudesse ser disponibilizado às suas regionais e aos demais órgãos estaduais, o governo estadual investiu cerca de R$ 2,5 milhões em inovação e ampliação do parque tecnológico do Instituto de Previdência.

“Esses recursos destinaram-se à reestruturação da rede lógica (a qual já está atrelada à infovia), aquisição de novos servidores, storage, softwares licenciados e equipamentos de segurança, garantindo a confiabilidade e segurança na tramitação dos dados entre as regionais e demais órgãos do governo”, destacou Jaime Vilarim, coordenador de Redes do Iperon.

Desenvolvido pelo coordenador de Sistemas do Iperon, Saulo Mendes, juntamente com o analista de Banco de Dados, Theomar Rego, o sistema agrega os dados cadastrais, funcionais e financeiros dos três Poderes, permitindo a emissão de certidão de tempo de contribuição dos servidores, averbações de outros regimes, emissão de ficha funcional e financeira, extrato de contribuições, atos concessórios, perícia médica, simulação de aposentadoria, censo previdenciário presencial e online, arrecadação e compensação previdenciária.

No âmbito de concessão de benefícios, o sistema disponibiliza aposentadoria por idade, invalidez, idade e tempo de contribuição; pensão, reserva remunerada e reforma. A ferramenta possui ainda um módulo chamado Sisobi, o qual recebe mensalmente informações de obituários do Ministério da Previdência e logo em seguida é gerado um relatório analítico contendo todos os servidores ativos e aposentados (que faleceram no mês anterior), bem como, pensionistas, possibilitando a interrupção do beneficio e retirada de folha.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px