Deficientes: Cegos têm curso de locomoção em Ariquemes

Cerca de 20 pessoas com deficiência visual e baixa visão estão recebendo um treinamento especial para se locomoverem por conta própria pelas ruas de Ariquemes (Foto: Rede Amazônica/Reprodução) Cerca de 20 pessoas com deficiência visual e baixa visão estão recebendo um treinamento especial para se locomoverem por conta própria pelas ruas de Ariquemes (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Cerca de 20 pessoas com deficiência visual e baixa visão estão recebendo um treinamento especial para se locomoverem por conta própria pelas ruas de Ariquemes. O curso é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do município e possui participantes de todas as idades com o objetivo de incentivá-los a superar o medo e se tornarem independentes na locomoção.

A coordenadora de educação especial da Seduc, Nilta Braga comenta que entre os participantes, apenas um consegue se locomover sozinho pela cidade, pois os outros ainda são dependentes de alguém que os ajude.

“Este curso é para empoderar as pessoas com cegueira e baixa visão à vida no dia a dia, poder andar, ir fazer compras, pegar um ônibus, ir sozinha ao mercado ou uma consulta, coisas que eles não conseguem fazer. Com este curso eles vão conseguir fazer todas as atividades e terão o sonho da autonomia”, comenta.

A coordenadora Nilta Braga, explica que por possuir muitos obstáculos presentes nas ruas do município, os participantes caminham por locais onde enfrentam dificuldades para saberem conseguir superar os desafios encontrados no dia a dia.

“Estamos realizando o curso há alguns dias e temos observado que existem muitos obstáculos que dificultam a locomoção, como a falta de acessibilidade no geral. Mas estamos trazendo eles para a dificuldade também, para que eles sintam como é cada obstáculo desse e consigam superá-los”, destaca. (Informações: G1/RO/Jeferson Carlos)

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px