Calcário deve recuperar 400 hectares da agricultura familiar

Calcário garante melhoria, diversificação e renda o ano todo aos produtores da agricultura familiar Calcário garante melhoria, diversificação e renda o ano todo aos produtores da agricultura familiar

O produtor Wilson Medeiros Araújo trabalha com a família em um sítio de 30 hectares na linha dois no município de Cerejeiras. “Quero aumentar a produtividade de leite das minhas vacas, mas para isso preciso investir na recuperação do solo. Esse calcário será a base para o aumento da minha produtividade,” disse o produtor durante a solenidade de entrega de mil toneladas de calcário do programa Mais Calcário, realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estrado da Agricultura (Seagri), no município de cerejeiras.

As mil toneladas de calcário possibilitam o atendimento a 400 produtores da agricultura familiar, recuperando um hectare de cada propriedade. O programa é uma iniciativa do governo de Rondônia e tem o objetivo de atender mais de 20 mil produtores rurais da agricultura familiar, recuperando 20.800 hectares em todo o estado.

O calcário é fundamental para a recuperação de áreas degradas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo cálcio e magnésio, além de nutrientes para a planta. “Seja qual for a atividade, pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro, piscicultura, entre outra, pode ser utilizado o calcário. Hoje não precisamos de grandes áreas para ter renda, mas, sim, incorporar tecnologias e correção”, explica o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

MELHORIA DA PRODUTIVIDADE
Para o vice-governador Daniel Pereira esse incentivo do governo do Estado contribui para a melhoria da produtividade. “Temos muitas áreas no estado com mais de quarenta anos antropizadas (área cujas características originais foram alteradas) e sem a utilização de tecnologias como a recuperação de solos por meio do calcário. O Mais Calcário gera inúmeros benefícios econômico-ambientais ao produtores do nosso estado,” destaca.

O prefeito Airton Gomes explicou que o programa é muito importante que vem com o anseio dos produtores rurais do município. “A ação de distribuição será realizada juntamente pela prefeitura municipal em parceria com a Emater, os produtores interessados deverão irem ao escritório local da Emater para efetivarem a solicitação e encaminhamento dos documentos necessários,” descreveu Gomes.

Padovani disse ainda que as mil toneladas de calcário são parte do Programa Mais Calcário. “O governo do Estado está realizando o transporte e garantimos aos produtores da agricultura familiar do município acesso gratuito a esse produto, que é de suma importância para o aumento da produção e renda”, explicou Padovani.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px