Verão calorento: Porto Velho já está no topo das queimadas

Atual onda de calor começa a ficar insuportável, igual à de 2015 (Ésio Mendes /Secom-RO) Atual onda de calor começa a ficar insuportável, igual à de 2015 (Ésio Mendes /Secom-RO)

Vilson Sales, secretário ambiental
“É preciso consciência crítica dos cidadãos para evitar as queimadas e seus malfeitos neste período de estiagem”.

Da Redação

A estiagem plena ainda está no início, mas o índice de focos de calor (queimadas) no mês de junho no Estado de Rondônia já supera o mesmo período no ano passado – 183 contra 169 focos. O município de Porto Velho está no topo das queimadas sem controle. A informação consta no Relatório de Monitoramento de Focos de Calor em Rondônia – junho de 2017, da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental.

A Sedam iniciou campanha de orientação social com abrangência em todo estado, para prevenir as ocorrências de queimadas de pastagens e de áreas para agricultura sem controle e até de incêndios acidentais ou involuntários, em margens de rodovias.

Porto Velho tem área territorial de 34 mil Km², individualmente maior do que as extensões dos estados de Alagoas e Sergipe.
Segundo o meteorologista da Sedam Fábio Adriano Monteiro, a equipe monitora o lugar onde ocorre a queimada, por menor quer ela seja. E encaminha providências, indicando a atuação dos responsáveis para que respondam pelos danos que tiverem causado ao meio ambiente.

De 1º a 30 de junho, Rondônia teve 183 focos de calor, número que em comparação com o mesmo período do ano anterior (2016) é superior aos 169 focos registrados. Apenas neste final de semana (8 e 9 de julho) ocorreram 147 queimadas, com tendência de aumento desses índices, por causa da baixa umidade do ar.

Conforme dados do Relatório de Monitoramento da Sedam, Porto Velho foi o município que apresentou maior número de queimadas no período (30 focos), seguido pelos municípios de Alto Paraíso (21), Candeias do Jamari (20), Pimenteiras do Oeste (16) e os demais municípios com índices abaixo de 15 focos de calor, o que de certa forma reflete uma tendência, até pelas dimensões territoriais do município de Porto Velho.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px