Agronegócio: Caminhão frigorífico escoará produção

Caminhão vai servir para transportar peixe e frangos para merenda escolar Caminhão vai servir para transportar peixe e frangos para merenda escolar

Os produtores rurais do município de Porto Velho ganharam um reforço para fazer o escoamento de suas produções da lavoura até as feiras livres por meio de um transporte que oferece melhores condições de armazenamento. O prefeito dr Hildon Chaves recebeu do secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani o termo de doação de um caminhão da marca Iveco, equipado com câmara fria.

A prefeitura já vinha oferecendo esse tipo de transporte, porém em caminhão aberto, inadequado, entretanto, para o transporte de peixes, frango e produtos da agroindústria familiar. De acordo com Padovani, o caminhão foi adquirido por meio de convênio com o Ministério das Cidades.

O prefeito dr Hildon Chaves fez agradecimento extensivo ao governador Confúcio Moura, que é o grande articulador das parcerias que estão sendo firmadas com o município. Dr Hildon destacou o importante papel que o veículo terá para o transporte do pescado que está sendo consumido pelos alunos das escolas das redes municipal e estadual.

Segundo ele, as escolas da rede estadual já estão consumindo cerca de 10 toneladas de pescado por mês e as da rede municipal cerca de 1,5 tonelada. “Este caminhão vai facilitar muito nossa logística de transporte, pois iremos ampliar o número de escolas que incluirão o pescado na merenda escolar. Além disso, já construímos por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura mais de 50 tanques para a criação de peixes e vamos continuar assistindo esses produtores por meio do escoamento de suas produções”, disse o prefeito.

CALCÁRIO
O prefeito dr Hildon e o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani conversaram sobre diversos outros assuntos ligados ao agronegócio. Um deles foi sobre a distribuição de calcário como forma de aumentar a produtividade da agricultura familiar. Padovani disse que o Estado vai fornecer mil toneladas do produto para a Prefeitura fazer a distribuição. Segundo ele, essa quantidade corresponde a cerca de 28 carretas bi-trens e vai atender entre 320 a 400 pequenos produtores. No Estado todo serão distribuídas 52 mil toneladas, alcançando aproximadamente 28 mil produtores da agricultura familiar.

CAFÉ
Dr Hildon e Padovani também conversaram a respeito do programa de distribuição de mudas de café clonal, uma variedade precoce de grande produtividade. O prefeito já autorizou ao secretário Francisco Evaldo, da Agricultura, a compra de um milhão de mudas. Muitas delas serão adquiridas com recursos de emendas parlamentares. Atualmente os produtores estão sendo cadastrados e em seguida serão capacitados sobre os cuidados e tratos culturais que devem ter com a lavoura cafeeira. “Quero colher café ainda dentro do meu mandato”, incentivou o prefeito.

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px