Luiz Tourinho uma vida dedicada a Rondônia

O empresário LUIZ MALHEIROS TOURINHO, diretor superintendente deste Jornal Alto Madeira, faleceu na madrugada de ontem, 3ª feira, no Hospital Nove de Julho, em Porto Velho, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em maio de 1935, estava com 82 anos de idade. Residia em Porto Velho há mais de 70 anos e aqui estudou, foi líder da União dos Estudantes Secundaristas do Guaporé, nas décadas de 1950/1960, um dos editores do jornal “O Estudante”, noticioso dirigido ao público jovem, iniciando aí sua ligação com o jornalismo.

Foi presidente, aos 31 anos de idade, da Associação Comercial de Rondônia e depois, integrado à defesa dos interesses dos órgãos geradores de emprego e renda, participou ativamente da criação e funcionamento da Federação das Associações Comerciais de Rondônia, coordenando vários eventos do setor e um dos fundadores, e depois presidente, da Federação do Comércio.

Advogado atuante, contador e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) atuou no Estado do Acre, onde foi vice-presidente da Associação Comercial daquele Estado, e inspirado numa série de eventos realizados com empresários e o governo acreano com relação à busca das oportunidades oferecidas pelos países andinos que têm ligação direta com o Pacífico, foi idealizador e líder da primeira Caravana ao Pacífico, que saiu de Porto Velho na década de 1980.

Atualmente, além de atividades advocatícias, era diretor-superintendente do Jornal Alto Madeira.

Luiz Tourinho era casado com a senhora Lígia Serrano Tourinho, quatro filhos dos quais três ainda vivos.

“O Luiz tem a visão além do que o horizonte nos apresenta”, disse em 1995 então vice-reitor da UNIR Raymundo Nonnato Castro.

Na década de 1980 Luiz Tourinho liderou a organização das entidades empresariais criando a Federação das Associações Comerciais

PORTO VELHO

Banner 468 x 60 px